segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sucesso de Filipe Conceição na Maratona do Evereste 2011

Demorou algum tempo a reunir toda a informação do nosso atleta Filipe Conceição que terminou a grande Aventura da vida dele, a Maratona na montanha mais alta do Mundo. Agora que já está tudo, já podemos prestar uma grande Homenagem a este homem natural de São Brás de Alportel e atleta da Associação Cultural Sambrasense.
Não é para todos claro, é necessário ser Máquina Infernal e Yeti ao mesmo tempo para se conseguir concluir uma aventura destas cumprindo todos os objectivos propostos. E terminou a prova em 22.º lugar dos não nepaleses e em 44.º da geral.

O Filipe aponta para uma placa onde se encontrava escrito o seu nome YETI.


“Fantástica, inesquecível, dura, mas possível”. Adjetivos não faltam ao algarvio Filipe Conceição (conhecido como «Máquina Infernal» ou Filipe «Yeti»), de 45 anos, para descrever a aventura que viveu e que bem podia ser transformada em filme.
Natural de São Brás de Alportel, o atleta da Associação Cultural Sambrasense (ACS) e triatleta do Louletano, que reside em Faro e trabalha em Loulé, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, acaba de fazer história, ao tornar-se no primeiro português a participar na Maratona do Evereste, onde percorreu 42km em 7 horas e 26 minutos, desde Gorak Shep (5184m) até Namche Bazaar (3446m).
“Em condições normais, faria este percurso em três horas, mas com a falta de oxigenação é mais complicado. Ainda andei bem classificado, mas tive um princípio de cãibras no pé esquerdo e não quis arriscar, pois o importante era concluir a prova”, refere Filipe Conceição, que terminou em 22.º lugar dos não nepaleses e em 44.º no geral.

O evento, que se realiza desde 1987 (já vai na sua 14ª edição), contou com 75 atletas de todos os pontos do globo (aos quais se juntaram alguns nepaleses) e o grande vencedor foi Ram Bhandari, nepalês de 31 anos, que fixou um novo recorde ao concluir a prova com um brilhante tempo de 3 horas e 47 minutos. Já Giorgio Zanol, 70 anos, foi o participante mais velho, tendo terminado no 71.º posto, logo seguido do seu filho, de 44 anos. De referir, a título de curiosidade, que a Maratona do Evereste faz parte do Livro dos Recordes do Guinness como a maratona mais alta do mundo. É organizada pela «Bufo Ventures Ltd» e a verba angariada reverte para um fundo que tem apoiado projetos de solidariedade no Nepal.
in <<Excerto da entrevista do Filipe para a Algarve Mais.>> 

Abaixo está uma foto do Filipe a representar o seu concelho de naturalidade, São Brás de Alportel. Todos na "cá na terra" ficaram orgulhos da sua grande prestação no Everest. Parabéns Filipe.

Para a LocalVisão TV o Filipe deu 2 entrevistas, uma antes de partir e outra depois quando regressou.
Pode assistir ou recordar as suas entrevistas.
Entrevista antes da partida para o Nepal:


Entrevista depois da chegada a Portugal:



Jornais, revistas e noticias online onde o FlipYeti saiu foram imensos, se referir aqui todos este post nunca mais acabava no entanto vou apenas referir os principais uma, antes da partida e duas entrevistas mais extensas e completas de grande valor a contar enumeras aventuras que o Filipe deu para a Algarve Mais e a tão conceituada revista Nacional de desporto "Sport Life".

Entrevista ao Expresso.pt
Algarvio vai ser primeiro português na Maratona do Evereste (vídeo)
"Aos 45 anos, um bibliotecário vai realizar o sonho da sua vida: subir ao Evereste para correr 42 quilómetros a 5 mil metros de altitude."

Revista: Sport Life
Edição: Nº 118
Data:  Janeiro de 2012

Revista: Algarve Mais
Edição: Nº 215
Data:  Janeiro de 2012


Passo agora a mostrar um álbum de fotos tiradas no jantar de recepção ao Filipe e à Fátima, este jantar aconteceu na Pizza Loca - Vilamoura no dia 11 de Dezembro de 2011 e foi organizado pelas suas 2 equipas. A Eq. Atletismo Associação Cultural Sambrasense e Eq. de Triatlo do Louletano. No final surpreendemos o Filipe com uma pequena lembrança da ACS.
O link das FOTOS no facebook da ACS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.278224882237855.68413.165398746853803&type=1


Bem certamente haveria muito mais por dizer desta aventura, mas fico por aqui...
Acho que já perceberam do que este "rapaz" é capaz de fazer.

Um bem haja ao Filipe e à Fátima que conseguiram realizar um sonho que exigiu muito esforço de ambos. 
A ACS FELICITA-OS POR TAO GRANDE FEITO.



Aqui pode-se encontrar alguns reports da corrida no site oficial.

2 comentários:

  1. Bom dia

    Excelente trabalho

    O nosso muito obrigado a todos

    É um grande prazer ter amigos assim, pois a nossa vida é «agora», e há que vivê-la em pleno.

    Bem haja a todos

    MariaSherpa e FlipYeti

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo, pois é estava em falta contigo... já merecias um trabalho destes, assim mais ou menos completo mas tem-me faltado tempo.
    Não é que agora tivesse mas pronto abdiquei de mais umas horas de sono em prol da sociedade.

    Não é que não as quisesse depois de uma meia maratona de manhã... mas pronto são ossos do oficio ehehhe.

    Abraço MakinaYeti,
    Celso Brito

    ResponderEliminar